Innovative Approaches to Teaching – Helsínquia 2º DIA

30-04-2019

Hoje, o dia foi todo passado em atividade de formação dentro da sala de aula. Começámos por uma viagem ao mundo do "task-based learning" e do "inquiry-based learning". Mais uma vez foi aprendizagem pela descoberta, em grupo, onde se verificou que, segundo estas metodologias, o que funciona melhor na captação do interesse dos alunos e na assimilação efetiva de conhecimentos é o inverso do modelo tradicional de sala de aula, i.e., dever-se-á partir sempre do aluno, dos seus conhecimentos prévios e envolvê-los em tarefas, que, por sua vez, os conduzirão ao conhecimento. Aqui, verificámos a necessidade de colocar os alunos perante diferentes tipos de atividades, à sua escolha, respeitando os diferentes processos de aprendizagem mobilizados por estes.

De tarde, através de tarefas individuais e em grupo, fomos conduzidos a reflexões sobre Meta Cognição e atividades em turmas multiculturais.

© 2018 Blog do GPE. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora