Innovative Approaches to Teaching - Helsínquia (1º Dia)
Um espaço industrial convertido num centro de formação. Um centro de trabalho, em que o instrumento corpo deu lugar à mente, que, com as ideias aqui partilhadas, se quer mais aberta.
Todo o trabalho foi desenvolvido pelos formandos. Por atividades de grupo, fomos levados a refletir sobre os "skills" do século XXI, confrontando o pensamento criativo com o pensamento crítico, baseando-nos na construção do saber pela partilha de ideias e trabalho colaborativo e como a sala de aula tem de responder à preparação dos nossos alunos para esses desafios, tendo sempre as ideias dos alunos como ponto de partida.
O professor, tal como o boneco que salta do presente vindo da Lapónia, "tem de sair da caixa" e fomentar o "pensamento fora da caixa". Não podemos esquecer que todo um mar se abre a nossos pés. Cabe-nos a nós, professores, mostrar aos alunos como se quebra esse gelo que os paralisa e como podem abrir o seu próprio caminho para chegar ao destino, que eles próprios traçam.
A tarde foi passada com uma visita rápida à capital, focando os pontos de maior interesse.