Oulu | Finlândia | Dia 2
Hyvää huomenta! (bom dia em Finlandês)
O segundo dia desta formação começou por um "acalorado" bom dia por parte da nossa formadora. Algumas palavras em finlandês e, também, especificidades do comportamento dos finlandeses perante situações do quotidiano, foram o tema inicial de reflexão desta manhã.
Logo de seguida, foi feita uma caminhada pela cidade até ao "Museu de Arte de Oulu", https://www.ouka.fi/oulu/luuppi-english/oulu-museum-of-art , onde estava presente uma exibição de Outi Pieski, uma artista Sámi (ou do povo Lapão: grupo étnico nativo da Lapónia), com um conjunto de pinturas e uma instalação colorida de grandes dimensões. O título da exposição "Čuolmmadit" está na língua Sámi do Norte e significa "para amarrar muitos nós ".
Ainda no mesmo museu, a artista têxtil Helena Kaikkonen apresenta a exposição "The Horizon is longing" que tivemos a oportunidade de visitar. Esta artista explora o tempo, a natureza do Norte e a fragilidade, mas também o poder da vida. A mudança e a repetição ajustaram o ritmo para as estações e a vida quotidiana dos seres humanos. O tempo passa, as coisas movem-se, mas nada é definitivo ou completo. Há um tempo para recordar o passado, um tempo para viver o momento presente, e um tempo para olhar o futuro.
A artista encontra materiais naturais, como folhas, galhos, raízes e vários tipos de objetos encontrados e reciclados, recolhidos a partir das praias e nas florestas em torno de Oulu e de muitas partes diferentes da Finlândia, criando assim um cruzamento da arte têxtil com a arte visual, e a própria interação entre ambas. Muitas das obras parecem plantas ou animais/criaturas não identificados.
O resto do dia foi dedicado à realização de um Workshop no Centro de Artesanato "Taito" com a formadora Johanna Lumila. Neste espaço inspirador, sentamo-nos em grupo e realizámos duas atividades.
A primeira, foi criar um objecto decorativo através da técnica Himmeli, uma arte antiga finlandesa de construir uma decoração geométrica e tridimensional e que era inicialmente usado como decoração natalícia.
A segunda atividade consistiu na criação de uma caixa através da realização de um origami destinado ao trabalho realizado anteriormente.
Enquanto se executavam as atividades, criaram-se momentos genuínos de interajuda entre todos os intervenientes e memórias únicas com partilhas de diversos temas.
Foi um ambiente de construção de felicidade, no qual nos sentimos parte de um todo, independentemente da nossa nacionalidade ou individualidade.
Frase do dia: " I´m so grateful to be here".