Oulu | Finlândia | Dia 3
Hoje, logo pela manhã, fomos de autocarro até a uma praia de Oulu, em NalliKari. (https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g189929-d6703717-Reviews-Nallikari_Beach-Oulu_Northern_Ostrobothnia.html)
À chegada, a tradicional praia é-nos apresentada como um inusitado mar de gelo. Uma imensidão de cor branco e tons de cinza. Espetacular! Após uma longa caminhada sobre esta camada de gelo, com aproximadamente
60 centímetros de espessura, conseguimos aproximar-nos de dois pescadores finlandeses. Sentados nas suas cadeiras, seguravam as suas pequenas canas de pesca, enfiadas num buraco de aproximadamente 20 centímetros de diâmetro. O nosso guia, Mr. Ossian Tiirikainen,
um finlandês entusiasta e motivador, deu-nos sempre coragem para seguir em frente e, ainda mais, quando soubemos que aqueles pescadores poderiam permanecer ali até aproximadamente seis horas!
De seguida, num espaço muito acolhedor e próximo dessa área, demos início à atividade proposta para hoje: a criação de um pequeno tapete tradicional finlandês, tecido manualmente de forma artesanal, utilizando lãs cuidadosamente selecionadas e fiadas, e reminiscente aos clássicos tapetes do design escandinavo. Foi-nos sugerido que as caminhadas que fizemos, servissem de inspiração na representação de um tema ou de uma imagem retida na memória, tal como fazia Sibelius (https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Sibelius), um famoso compositor finlandês de música erudita, que recolhia "pedaços da natureza" ao longo das suas caminhadas pela floresta e que guardava na sua pequena caixa de fósforos, servindo de inspiração na criação das suas obras. A realização desta atividade irá ter continuidade posteriormente.
Frase do dia: "Never give up before trying harder"