Tallinn - 5º dia

04-04-2019

Apesar do que diz e se conhece sobre a qualidade do sistema de ensino finlandês, a verdadeira surpresa vem da Estónia. Hoje visitamos duas escolas muito premiadas internacionalmente e inovadoras  no que diz respeito não só ao currículo, mas também à forma de trabalhar.

Na Tallinna XXI, o currículo é direcionado para o empreendedorismo e a robótica desde o primeiro ciclo. O currículo é muito variado, com imensas opções. Há uma grande aposta na música, dança e muitos projetos e clubes. Os alunos têm uma ética de trabalho que reflete a valorização da escola e da educação por parte da sociedade estoniana. 

Temos que admitir que ficamos fascinadas por esta escola. Aqui ficam algumas fotos.

À tarde, estivemos na Adolf Gustav, uma escola secundáfia que funciona num convento do séc XIII e que foi instituída em 1631. No entanto, é uma escola muito moderna na sua aposta na tecnologia e robótica. O lema da escola é fazer com que os alunos se "sintam em casa", fornecendo-lhes espaços agradáveis e muitas atividades extracurriculares.

 Não há a disciplina de TIC porque todas as disciplinas trabalham, em vários momentos, com a tecnologia. A escola tem "alunos-professores" de tecnologia, que são alunos dos últimos anos responsáveis pela manutenção e apoio ao parque informático. Tivemos uma aula de criaçâo de design 3D com o programa Tinkercad, dada por um aluno de 12 anos. 

Homme (até amanhã)


© 2018 Blog do GPE. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora